Regulamento

MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

FESTIVAL REGIONAL DA CULTURA GAÚCHA – 16ª  EDIÇÃO – 2020
12ª, 13ª e 17ª RT MTG-SC
R

FINALIDADES:

O Festival Regional da Cultura Gaúcha – FRCG nasceu em virtude da carência de rodeios artísticos na região oeste catarinense. Diante dessa necessidade as entidades tradicionalistas da região uniram esforços no sentido de dar forma e credibilidade para a constituição do mesmo. Sua construção foi o resultado do empenho de várias pessoas preocupadas e comprometidas com a cultura gaúcha e especialmente pela ousadia de realizar um evento tradicionalista com inúmeros aspectos inovadores dentro do estado de santa Catarina.

 OBJETIVOS:

  • Estimular intercâmbio entre as entidades tradicionalistas da região oeste catarinense.
  • Sensibilizar as patronagens regionais acerca da importância em realizar também eventos artístico-culturais (rodeios/festivais) e esportivos, não contemplando apenas àqueles que participam das provas campeiras uma vez que os departamentos artísticos conseguem abranger um grande número da juventude tradicionalista.
  • Proporcionar aos grupos de danças a possibilidade de apresentar o trabalho desenvolvido no interior de cada entidade, visando um aprimoramento qualitativo destes para os concursos a níveis estaduais e nacionais.
  • Incentivar o surgimento de novos grupos de danças na região e novos valores individuais e manter em atividade durante o ano todo as invernadas artísticas.

 Das disposições gerais:

1. A comissão organizadora do 16º Festival Regional da Cultura Gaúcha é presidida pelo Sr. Altair Baptista Nunes, coordenador artístico da 12ª RT e composta pelos seguintes membros: Darlene Cardoso, vice coordenadora artística da 12ª RT, Jeferson Moreira, Vice – Diretor artístico do MTG-SC, Gustavo de Souza Lima, coordenador artístico da 17ª RT, Matheus Spiecker , coordenador artístico da 13ª. RT, Gilberto de Souza Lima, membro da comissão de avaliadores modalidades individuais do MTG-SC, Darlan Tomasi, vice coordenador artístico da 17 RT, o músico e instrutor Luiz Matheus Vedovatto do CTG Juca Ruivo de Maravilha, e pelo Sr Gelson Borsoi, do CTG Herança Gaúcha, responsável pela manutenção do site e trabalhos de informática do evento.

§ único. A comissão organizadora terá plenos poderes para em comum acordo resolver todo e qualquer problema ou dúvida que venha a surgir durante o desenvolvimento do evento, sendo a sua decisão incontestável.

2. O festival irá abranger, em suas edições e respectivas etapas, modalidades constantes do Regulamento Artístico do MTG/SC. Sendo que, em cada etapa haverá, além do concurso de danças tradicionais, no mínimo 02 (dois) concursos individuais, pré-definidos quando da escolha das datas e locais da realização das etapas.

3. Na modalidade de danças birivas (tropeirismo gaúcho) os grupos deverão apresentar 02 (duas) danças, com tempo máximo de 20 (vinte) minutos. As danças da primeira etapa não poderão ser repetidas na próxima.

4. Nas 03 (três) primeiras participações o competidor não poderá repetir poesia (exceto para as categorias pré-mirim, que fica livre). O competidor que participar em todas as etapas poderá repetir poesia, à sua escolha, somente na quarta e última participações.

5. Nas modalidades de gaitas segue-se o regulamento do MTG com o sorteio dos ritmos, podendo ser descartado um entre os escolhidos. O concurso será realizado com peões e prendas juntos.

6. Na modalidade de solista vocal também não poderá haver repetição da música em nenhuma das etapas. O Concorrente devera apresentar uma copia da letra da musica a ser executada para fins de acompanhamento da fidelidade ao texto.

7. Por ocasião da realização da primeira etapa dia 28 de marco na cidade de Maravilha também acontecerá o concurso da mais prendada prenda do 16º FRCG nas cinco categorias. Esta modalidade será considerada como individual para efeito de pontuação das entidades.

8. As modalidades esportivas, que incentivamos e recomendamos a sua realização pelos organizadores das etapas para sua divulgação e conhecimento, poderão ter premiação em troféus ou medalhas, e sua pontuação será computada na pontuação geral das entidades como modalidade individual.

9. Todos os concursos serão divididos nas categorias conforme o regulamento do MTG-SC. Na modalidade de danças tradicionais os grupos deverão optar no ato da inscrição (1ª. Etapa) se participa na força A ou força B.

§ único. Fica vetada a mudança de força dos grupos de danças entre as etapas. Ex: a entidade inscrever o grupo na força A do FRCG e no decorrer das etapas querer mudar para a força B.

10. O concorrente das modalidades individuais que não comparecer no local do concurso após a primeira e segunda chamada, ficará automaticamente eliminado. Como penalidade, será vetada a sua inscrição na próxima etapa que houver a mesma modalidade do concurso.

11. As etapas do FRCG serão realizadas aos SÁBADOS e DOMINGOS ou somente no DOMINGO, ficando, esta decisão, à critério da entidade promotora. Nas etapas realizadas em 2 dias, no sábado acontecerão as apresentações das invernadas MIRIM e JUVENIL e no domingo as invernadas VETERANA e ADULTA. Os concursos iniciam às 13h30min no sábado e as 09h00min no domingo, pela FORÇA B e na sequência a FORÇA A. Os concursos individuais serão somente no DOMINGO e terão início às 08h30min da manhã com intervalo de 45 (quarenta e cinco) minutos para almoço. A entidade que sediar a etapa fará a abertura das danças tradicionais em suas respectivas forças.

& único – Visando valorizar a premiação e agilizar a entrega da mesma, fica estabelecido que nas etapas de 2 dias ao final das apresentações dos grupos MIRIM e JUVENIL, no sábado, já ocorrerá a entrega dos troféus. Nas etapas de um dia, a premiação da FORÇA B será feita no intervalo das trocas de entidade logo após o termino da modalidade.

12. As inscrições das entidades tradicionalistas para o 16º Festival Regional da Cultura Gaúcha estão no anexo, contudo, mesmo o grupo estando inscrito não é obrigatório à participação  do mesmo em todas as etapas.

13. As inscrições para os concursos em cada etapa, terão início às 8hs da manhã da segunda-feira e findam às 18hs da terça-feira na semana que anteceder o evento. As mesmas deverão ser feitas, exclusivamente através do site: http://sistema.borsoi.com.br possibilitando a entidade promotora da etapa, uma melhor organização e programação do evento. Salienta-se que a ordem de apresentação dos grupos da FORÇA B será pela localização geográfica das entidades, devendo as mais próximas ser as primeiras a se apresentarem. A FORÇA A será por ordem inversa de inscrição, e os grupos de danças da entidade promotora farão a abertura do evento. A partir das 18:00 horas da quarta-feira que antecede o evento, estará disponível no site do festival http://www.frcg.com.br a ordem de apresentação das entidades participantes da etapa.

14. Cada entidade participante deverá contribuir com a quantia de R$ 600,00 (SEISCENTOS REAIS) se inscrever 01 grupo, 700,00 (SETECENTOS REAIS) se inscrever 02 grupos, 800,00 (OITOCENTOS REAIS) se inscrever 03 grupos e 900,00 (NOVECENTOS REAIS) se inscrever os 04 grupos para o custeio do Festival uma vez que o MTG/SC não confirmou envio de recursos para esta edição. Ao final do evento, havendo sobras as mesmas ficam automaticamente para a próxima edição, e se faltar recursos, será feito um rateio complementar entre as entidades participantes.

15. O 16º Festival Regional da Cultura Gaúcha será realizado em cinco etapas, nas datas e cidades abaixo relacionadas.

LOCALDATACONCURSOS
CTG JUCA RUIVO
MARAVILHA
29/03/2020MAIS PRENDADA PRENDA
DECLAMAÇÃO
CHULA INDIVIDUAL
CHULA TRIO
CTG QUERÊNCIA FARROUPILHA
ABELARDO LUZ
17/05/2020SOLISTA VOCAL
CHULA INDIVIDUAL
JOGOS TRADICIONALISTAS
CTG FRONTEIRA DA QUERÊNCIA
CONCÓRDIA
04 e 05/07/2020SOLISTA VOCAL
GAITAS
CHULA INDIVIDUAL
CHULA TRIO
VIOLÃO
CTG AMIGOS DA QUERÊNCIA
SÃO CARLOS
28 e 30/08/2020DECLAMAÇÃO
DANÇAS BIRIVAS
JOGOS TRADICIONALISTAS
CTG TROPEIROS DO OESTE
CAXAMBU DO SUL
28 e 29/11/2020DECLAMAÇÃO
CAUSO
DANÇAS BIRIVAS
CHULA INDIVIDUAL

16. Os promotores poderão alterar ou acrescentar modalidades individuais, desde que comuniquem com antecedência de no mínimo 30 dias antes da realização da etapa a Comissão Organizadora do Festival. Tem preferência para a realização das etapas em 2020 as entidades que estiverem participando ativamente da edição deste ano e que não realizam nesta edição. (NOVA ERECHIM, SÃO JOSE DO CEDRO, HERANÇA GAÚCHA (CHAPECÓ), ÍNDIO CONDÁ (CHAPECÓ).

17. As entidades promotoras de cada etapa ficarão responsáveis pela organização e infraestrutura necessária aos participantes, tais como:

  • Premiação (troféus do 1º ao 3º lugar nos concursos individuais e 1º ao 3º no concurso de danças tradicionais força “A” e força “B” da etapa);
  • Sonorização conforme definido com a BIDO SONORIZACAO e palco adequado que atenda às necessidades dos grupos musicais e corpo de dançarinos;
  • Oferecer refeições com preços acessíveis aos participantes.
  • Ficará a cargo do festival 2020 as custas com os troféus de campeão geral e os relativos aos grupos de danças que se classificarem do 1º ao 5º lugar no resultado geral por categoria das forças A e B, que serão entregues quando da realização da última etapa da edição e do 1º ao 3º lugar nas danças birivas.
  • Ficará a cargo da entidade promotora de cada etapa do festival as custas com a alimentação dos avaliadores e da comissão de trabalho bem como o pagamento do valor de R$ 800,00 (Oitocentos Reais) de ajuda de custo para despesas de viagem da comissão avaliadora, a titulo da TAXA PARA REALIZAÇÃO DA ETAPA.  A estadia dos mesmos também fica por conta da entidade promotora.

18. A comissão avaliadora da modalidade de danças tradicionais será formada por 03 (três) a 05 (cinco) componentes, sendo uma comissão avaliadora para a FORCA B e outra comissão avaliadora para a FORCA A nas etapas de MARAVILHA e ABELARDO LUZ. Nas etapas de CONCÓRDIA, SÃO CARLOS E CAXAMBU DO SUL haverá uma comissão avaliadora para a MIRIM e JUVENIL e outra comissão avaliadora para a ADULTA e VETERANA. Os componentes serão escolhidos entre os nomes indicados, em reunião de 10 de dezembro de 2019, pelos representantes das entidades que participaram efetivamente com invernadas artísticas, na 15ª edição do FRCG em 2019, dentre os seguintes nomes: ROGÉRIO JOSE DA CRUZ, LUCIANO GAGO, ELTON DOS ANJOS, RICARDO COMANDULLI, JAMES PEREIRA, SONIA SOARES, CELSO DA LUZ, JACSON DA ROSA, LUCAS SCHMAEDEKE, JACKSON SOUZA SANTOS, TEREZA ROSZKOVSKY, GIOVANI PEREIRA, PAULO BIGATON, PATRICK DE LIMA, VANESSA ROSSATO, SAIMON MUNARETTO, MARCIO BERTUSSI, LUIZ BANDEIRA, RODRIGO PASQUALI, ANDERSON PEREIRA, GABRIELA BIGATON, GIOVANI PRIMIERI, RUI ARRUDA, FABRICIO BORTOLUZZI MELLO, MAURO MOURA PEDROSO, FERNANDA ARRUDA, DIEGO MULLER, MOACIR GOMES, MARCELO AIMI.

Para a formação das comissões avaliadoras das danças tradicionais se levará em conta os custos e a facilidade de locomoção e deslocamento para as etapas, podendo ser utilizados os INSTRUTORES que não possuem grupos participando da FORÇA B na avaliação da mesma.

19. Os avaliadores das danças tradicionais e birivas ficarão dispostos em mesa única, voltados para os grupos de danças e para os músicos, e, as notas serão somadas e divididas, para se obtiver a média final. Ao final da apresentação, o instrutor e ou posteiro devera tirar copia digital da planilha na secretaria, sendo que os recursos, caso exista, devera ser entregue ate uma hora após a apresentação.

20. As comissões avaliadoras dos concursos individuais serão compostas por três pessoas indicadas pela comissão organizadora e convidadas para a função. Na modalidade de DECLAMACAO serão utilizadas DUAS COMISSOES em virtude do grande numero de participantes.

21. As planilhas utilizadas serão o modelo adotado pelo MTG-SC, fornecidos pela organização do festival.

22. Visando uma melhor organização no departamento de secretaria, fica estabelecido que a prestação de serviço da informática será feita em todas as etapas pelo sr. Gelson Borsoi, que já dispõe de um programa específico. O valor deste serviço prestado será de R$ 800,00 (Oitocentos Reais) por etapa, incluindo a impressão de todas as planilhas necessárias.

23. Durante as etapas do festival, serão observados rigorosamente os limites de idades de cada categoria, conforme o regulamento artístico do MTG-SC devendo os participantes apresentar as identidades tradicionalistas na ocasião de sua apresentação. No caso da apresentação de encaminhamento de documentos ao MTG, faz-se necessário uma correspondência formalizada pelo coordenador da região.

24. O prazo máximo para o encaminhamento de identidades tradicionalistas antes de cada etapa, se encerra na sexta-feira da semana anterior ao evento.

25. Cada entidade participante poderá inscrever, em cada etapa, no máximo 03 (três) concorrentes em cada modalidade nos concursos individuais, conforme regulamento do MTG-SC.

26. Os grupos de dança MIRIM da FORÇA B deverão apresentar 03 (três) danças de livre escolha, sendo uma de cada bloco, dentre os blocos A, B, C, D e E do regulamento artístico do MTG-SC.

27. Os grupos de dança JUVENIL E ADULTO da FORÇA B deverão sortear uma dança entre 02 escolhidas do bloco A e outras duas danças livres dos demais blocos.

28. Os grupos de dança MIRIM e VETERANO da FORÇA “A” deverão escolher um bloco e deste bloco colocar duas danças para sorteio. A segunda e terceira danças serão de livre escolha entre os blocos restantes. Este sorteio deverá ser feito antes da entrada no palco, quando faltar uma entidade para se apresentar.

Os grupos JUVENIL E ADULTO da FORÇA “A” deverão sortear uma dança do bloco A entre três escolhidas, escolhe um bloco e sorteia uma dança entre três escolhidas e a terceira dança é livre entre os demais blocos. Este sorteio deverá ser feito antes da entrada no palco, quando faltar uma entidade para se apresentar.

29.  As danças apresentadas não poderão ser repetidas em nenhuma etapa do festival. Para a primeira etapa em MARAVILHA as danças serão livres por serem juntos com o rodeio, sendo uma de cada bloco e diferentes das apresentadas no sábado.

§1° a entidade que repetir alguma dança terá a nota da mesma zerada, mas computada para a média geral e, consequentemente obterá uma média geral baixa. No caso da apresentação de dança de um mesmo bloco, será descartada a nota com pior média, não podendo da mesma maneira repetir nas demais etapas do festival, ou seja, “queima” a dança.

§2° fica definido o tempo limite de 20 minutos para a apresentação de cada grupo de danças a partir do momento que o narrador liberar o palco para os músicos da entidade e de 25 minutos para o grupo que apresentar a dança do pau de fitas, Jardineira, Faca Maruja ou Meia Canha. Perderá um ponto na média geral o grupo que extrapolar o tempo de apresentação, seja minuto ou fração. As entidades organizadoras das etapas deverão providenciar com antecedência uma TV conectada a um notebook ou PC que servirá para acompanhamento do cronômetro bem como pessoa responsável por operar o mesmo.

30. No caso de empate na etapa entre dois ou mais grupos de danças, o primeiro critério de desempate será o grupo que obter maior soma das notas das planilhas válidas no quesito interpretação. O segundo quesito será harmonia.

31. Os pontos das 5 etapas, obtidas pelos grupos de danças, serão somadas ao final para o fim de premiação geral da categoria. Cada invernada receberá ainda uma bonificação de 100 (cem) pontos pela participação em cada etapa, que serão somados aos pontos da classificação em cada uma das etapas.

32. Será instituído um troféu de campeão geral do FRCG para a entidade que somar maior número de pontos ao final das 5 etapas. A pontuação nas etapas será assim distribuída:

Grupos de danças Concursos individuais
1° lugar 100 pontos 1° lugar 50 pontos
2° lugar 80 pontos 2° lugar 40 pontos
3° lugar 60 pontos 3° lugar 30 pontos
4° lugar 40 pontos 4° lugar 20 pontos
5° lugar 20 pontos  5° lugar  10 pontos
6° ao último inscrito 10 pontos 6°ao último inscrito 05 pontos

33. Critérios de desempate para fins de premiação final do festival:

1º maior número de 1ºs lugares
2º maior número de 2ºs lugares
3º maior número de 3ºs lugares
4º maior número de participações no festival.

34 – Os campeões gerais das quatro categorias das DANCAS TRADICIONAIS FORÇA B deverão participar da FORÇA A no ano seguinte.

35. As entidades com participação confirmada e inscritas neste festival estão em relação anexa a este regulamento.

36. Para que os participantes do festival possam se manter atualizados, a comissão organizadora divulgará o regulamento deste festival, a planilha de danças apresentadas pelos grupos, os resultados de cada etapa, bem como o resultado geral, pelo site: http://www.frcg.com.br/

37. Ao inscrever-se no festival a entidade fica ciente e concorda com o regulamento do mesmo.

REGULAMENTO CONCURSO MAIS PRENDADA PRENDA

O concurso da Mais Prendada Prenda será realizado nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana, na primeira etapa do Festival Regional da Cultura Gaúcha, devendo o CTG anfitrião dispor de local apropriado para tanto, preferencialmente realizado no sábado.

a) é condição indispensável ser associada a uma entidade tradicionalista filiada ao MTG do seu Estado, a candidata deverá apresentar a carteira tradicionalista;

b) cada entidade poderá inscrever até 3 (três) candidatas por categoria, independentemente de serem ou não detentoras de título de prendas do CTG;

c) as prendas que ostentam título de Prenda da Região não poderão participar;

d) a avaliação será realizada por uma Comissão composta de 3 (três) integrantes escolhidos pela Coordenadoria Artística ou Comissão Organizadora;

e) a vencedora será detentora do título até a próxima edição do Festival Regional da Cultura Gaúcha, sendo o ano subsequente, onde passará a faixa para sua sucessora;

f) a candidata terá 25 (vinte e cinco) minutos para realizar toda sua apresentação, que abrange:

f.1) na prova artística a candidata poderá optar por duas modalidades artísticas (danças tradicionais, declamação, canto, instrumento musical, relato de lenda);

f.2) na manifestação verbal, com duração de 5 (cinco) a 15 (quinze) minutos, a candidata deverá discursar sobre Folclore, Tradição e Tradicionalismo, de acordo com o conteúdo programático constante no Regulamento do Concurso de Peões e Prendas do MTG/SC, de acordo com sua categoria;

f.2.2) para manifestação verbal nas categorias Pré-Mirim e Mirim, o tema será de livre escolha, podendo a candidata optar pela apresentação de um brinquedo ou brincadeira;

f.2.3) para as demais categorias serão disponibilizados pela Comissão Artística até 1 (uma) semana antes do evento, 10 (dez) temas. O sorteio do tema a ser apresentado será realizado no dia do concurso, 30 (trinta) minutos antes de seu início;

f.3) a candidata deverá apresentar e desenvolver um artesanato, de sua livre escolha.

g) a Comissão avaliará as candidatas em um total de 100 pontos, divididos da seguinte forma:
20 pontos para manifestação verbal (Pré-Mirim e Mirim será brinquedo ou brincadeira);
20 pontos para prova artística;
20 pontos artesanato;
20 pontos para desenvoltura, comunicação e vocabulário;
10 pontos para postura e comportamento;
10 pontos para indumentária.