Regulamento

MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

FESTIVAL REGIONAL DA CULTURA GAÚCHA – 14ª  EDIÇÃO – 2018
12ª, 13ª e 17ª RT MTG-SC

REGULAMENTO

FINALIDADES:

O Festival Regional da Cultura Gaúcha – FRCG nasceu em virtude da carência de rodeios artísticos na região oeste catarinense. Diante dessa necessidade as entidades tradicionalistas da região uniram esforços no sentido de dar forma e credibilidade para a constituição do mesmo. Sua construção foi o resultado do empenho de várias pessoas preocupadas e comprometidas com a cultura gaúcha e especialmente pela ousadia de realizar um evento tradicionalista com inúmeros aspectos inovadores dentro do estado de santa Catarina.

 OBJETIVOS:

  • Estimular intercâmbio entre as entidades tradicionalistas da região oeste catarinense.
  • Sensibilizar as patronagens regionais acerca da importância em realizar também eventos artísticos (rodeios/festivais) e esportivos, não contemplando apenas àqueles que participam das provas campeiras uma vez que os departamentos artísticos conseguem abranger um grande número da juventude tradicionalista.
  • Proporcionar aos grupos de danças a possibilidade de apresentar o trabalho desenvolvido no interior de cada entidade, visando um aprimoramento qualitativo destes para os concursos a níveis estaduais e nacionais.
  • Incentivar o surgimento de novos grupos de danças na região e novos valores individuais e manter em atividade durante o ano todo as invernadas artísticas.

Das disposições gerais:

  1. A comissão organizadora do 14º Festival Regional da Cultura Gaúcha é presidida pelo Sr. Altair Baptista Nunes, coordenador artístico da 12ª RT e composta pelos seguintes membros: Darlene Cardoso, vice-coordenadora artística da 12ª RT, Jeferson Moreira, Vice – Diretor artístico do MTG-SC, Gustavo de Souza Lima, coordenador artístico da 17ª RT, Matheus Spiecker , coordenador artístico da 13ª. RT, Gilberto de Souza Lima, membro da comissão de avaliadores modalidades individuais do MTG-SC, Darlan Tomazi, vice-coordenador artístico da 17 RT e o músico e instrutor Luiz Matheus Vedovatto do CTG Juca Ruivo de Maravilha, e pelo sr Gelson Borsoi, do CTG Herança Gaúcha, responsável pela manutenção do site e trabalhos de informática do evento.
  • §único. A comissão organizadora terá plenos poderes para em comum acordo resolver todo e qualquer problema ou dúvida que venha a surgir durante o desenvolvimento do evento, sendo a sua decisão incontestável.
  1. O festival irá abranger, em suas edições e respectivas etapas, modalidades constantes do Regulamento Artístico do MTG/SC. Sendo que, em cada etapa haverá, além do concurso de danças tradicionais, no mínimo 02 (dois) concursos individuais, pré-definidos quando da escolha das datas e locais da realização das etapas.
  2. Na modalidade de danças birivas (tropeirismo gaúcho) os grupos deverão apresentar 02 (duas) danças, com tempo máximo de 20 (vinte) minutos. As danças da primeira etapa não poderão ser repetidas na próxima.
  3. Nas 03 (três) primeiras participações o competidor não poderá repetir poesia (exceto para as categorias pré-mirim, que fica livre). O competidor que participar em todas as etapas poderá repetir poesia, à sua escolha, somente na quarta e última participações.
  4. Nas modalidades de gaitas segue-se o regulamento do MTG com o sorteio dos ritmos, podendo ser descartado um entre os escolhidos. O concurso será realizado com peões e prendas juntos.
  5. Na modalidade de solista vocal também não poderá haver repetição da música em nenhuma das etapas.
  6. Por ocasião da realização da primeira etapa dia 25 de marco na cidade de Maravilha também acontecerá o concurso da mais prendada prenda do 14º FRCG nas 5 categorias. Esta modalidade será considerada como individual para efeito de pontuação das entidades.
  7. As modalidades esportivas, que incentivamos e recomendamos a sua realização pelos organizadores das etapas para sua divulgação e conhecimento, poderão ter premiação em troféus ou medalhas, mas não serão computadas na pontuação geral das entidades.
  8. Todos os concursos serão divididos nas categorias conforme o regulamento do MTG-SC. Na modalidade de danças tradicionais os grupos deverão optar no ato da inscrição se participa na força A ou força B.
  • §único. Fica vetada a mudança de força dos grupos de danças entre as etapas. Ex: a entidade inscrever o grupo na força A do FRCG e no decorrer das etapas querer mudar para a força B.
  1. O concorrente das modalidades individuais que não comparecer no local do concurso após a primeira e segunda chamada, ficará automaticamente eliminado. Como penalidade, será vetada a sua inscrição na próxima etapa que houver a mesma modalidade do concurso.
  2. As etapas do festival serão realizadas aos domingos e todos os concursos terão início as 07h30min da manhã com intervalo de 30 (trinta) minutos para almoço.
  3. As inscrições das entidades tradicionalistas para o 14º Festival Regional da Cultura Gaúcha estão no anexo, contudo, mesmo o grupo estando inscrito não é obrigatório à apresentação do mesmo em todas as etapas.
  4. As inscrições para os concursos em cada etapa, terão início às 8hs da manhã da segunda-feira e findam às 18hs da quarta-feira na semana que anteceder o evento. As mesmas deverão ser feitas, exclusivamente através do site: http://sistema.borsoi.com.br possibilitando a entidade promotora da etapa, uma melhor organização e programação do evento. Salienta-se que a ordem de apresentação dos grupos será inversa à ordem de inscrição, e os grupos de danças da entidade promotora farão a abertura do evento. AS APRESENTAÇÕES INICIAM PELA FORÇA ¨B¨ e na sequência apresentam-se os grupos da FORÇA ¨A¨. A partir das 18:00 horas da quinta-feira que antecede o evento, estará disponível no site do festival http://www.frcg.com.br a ordem de apresentação das entidades participantes da etapa.
  5. Cada entidade participante deverá pagar a quantia de R$ 400,00 (quatrocentos reais) para o custeio do Festival uma vez que o MTG/SC não confirmou envio de recursos para esta edição. Ao final do evento, havendo sobras as mesmas ficam automaticamente para a próxima edição, e se faltar recursos, será feito um rateio complementar entre as entidades participantes.
  6. O 14º Festival Regional da Cultura Gaúcha será realizado em 5 etapas, nas datas e cidades abaixo relacionadas.
Entidade Local Data Concursos
1ª. ETAPA

CTG JUCA RUIVO

Maravilha 25/03/2018 Declamação
Chula Individual
Chula Trio
Mais Prendada Prenda
2ª. ETAPA

CTG AMIZADE SEM FRONTEIRAS

São Lourenco do Oeste 20/05/2018 Solista Vocal
Gaita Ponto
Gaita Tecla
Declamação
Trova Mi Maior Gavetão
3ª. ETAPA

CTG GALPAO DA TRADICAO

Nova Erechim 08/07/2018 Danças Birivas
Solista Vocal
Chula Individual
Causo
Jogos Tava e Bocha
4ª ETAPA

CTG MATE AMARGO

São Jose do Cedro 02/09/2018 Danças Birivas
Solista Vocal
Gaita Ponto
Gaita Tecla
Declamação
5ª. ETAPA

CTG HERANCA GAUCHA

Chapeco 25/11/2018 Danças Birivas
Declamação
Chula Individual
Chula Trio
Causo
  1. Os promotores poderão alterar ou acrescentar modalidades individuais, desde que comuniquem com antecedência, até o meio dia da etapa anterior a que irão realizar, à Comissão Organizadora do Festival. Tem preferência para a realização das etapas em 2019 as entidades que estiverem participando ativamente da edição deste ano e que não realizam nesta edição.
  2. As entidades promotoras de cada etapa ficarão responsáveis pela organização e infraestrutura necessária aos participantes, tais como:
  • Premiação (troféus do 1º ao 3º lugar nos concursos individuais e 1º ao 3º no concurso de danças tradicionais força “A” e força “B” da etapa);
  • Sonorização e palco adequado que atenda às necessidades dos grupos musicais e corpo de dançarinos;
  • Oferecer refeições com preços acessíveis aos participantes.
  • Ficará a cargo do festival 2018 as custas com os troféus de campeão geral e os relativos aos grupos de danças que se classificarem do 1º ao 5º lugar no resultado geral por categoria das forças A e B, que serão entregues quando da realização da última etapa da edição e do 1º ao 3º lugar nas danças birivas.
  • Ficará a cargo da entidade promotora de cada etapa do festival as custas com a alimentação dos avaliadores e da comissão de trabalho bem como o pagamento do valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) de ajuda de custo para despesas de viagem da comissão avaliadora. A estadia dos mesmos também fica por conta da entidade promotora.
  1. A comissão avaliadora, da modalidade de danças tradicionais, será formada por 03 (três) a 05 (cinco) componentes, que serão escolhidos entre os nomes indicados, em reunião de 06 de dezembro/2017, pelos representantes das entidades que participaram, efetivamente, com invernadas artísticas, da 13ª edição do FRCG em 2017, dentre os seguintes nomes: EDUARDO DE SA, ROGERIO DA CRUZ, PAULO BIGATON, DIEGO MULLER, CELSO COSTA, GABRIELA BIGATON, MOACIR GOMES, GIOVANI PEREIRA, NITO LORENZATO, LUCIANO GAGO, VANESSA ROSSATO, TEREZA ROSGOWSKI, RUI ARRUDA, JAMES PEREIRA, LUCAS SCHMAEDEKE, GIOVANI PREMIERI, MARCELO ROSA, FERNANDA ARRUDA, MARCIO BERTUSSI, ANDERSON PEREIRA, RICARDO COMANDULLI, ADELAR MIRANDA, FABRICIO BORTOLUZZI MELLO E JACKSON SOUZA SANTOS. Para a formação das comissões avaliadoras das danças tradicionais se levará em conta os custos e a facilidade de locomoção e deslocamento para as etapas.
  2. Os avaliadores das danças tradicionais e birivas ficarão dispostos em mesa única, voltados para os grupos de danças e para os músicos, e, as notas serão somadas e divididas, para se obter a média final. Contudo, os avaliadores, ao final do concurso de danças, antes do resultado publicado, poderão formar consenso acerca dos vencedores.
  3. As comissões avaliadoras dos concursos individuais serão compostas por até 3 pessoas indicadas pela comissão organizadora e contratadas para a função.
  4. As planilhas utilizadas serão o modelo adotado pelo MTG-SC, fornecidos pela organização do festival.
  5. Visando uma melhor organização no departamento de secretaria, fica estabelecido que a prestação de serviço da informática será feita em todas as etapas pelo sr. Gelson Borsoi, que já dispõe de um programa específico. O valor deste serviço prestado será de R$ 500,00 (quinhentos reais) nas etapas de dia único e R$ 800,00 (oitocentos reais) nas etapas de dois dias, incluindo a impressão de todas as planilhas necessárias.
  6. Durante as etapas do festival, serão observados rigorosamente os limites de idades de cada categoria, conforme o regulamento artístico do MTG-SC devendo os participantes apresentar as identidades tradicionalistas na ocasião de sua apresentação. No caso da apresentação de encaminhamento de documentos ao MTG, faz-se necessário uma correspondência formalizada pelo coordenador da região.
  7. O prazo máximo para o encaminhamento de identidades tradicionalistas antes de cada etapa, se encerra na sexta-feira da semana anterior ao evento.
  8. Cada entidade participante poderá inscrever, em cada etapa, no máximo 03 (três) concorrentes em cada modalidade nos concursos individuais, conforme regulamento do MTG-SC.
  9. Todos os grupos de danças deverão apresentar 03 (três) danças, sendo uma de cada bloco, dentre os blocos A, B, C, D e E do regulamento artístico do MTG-SC. As danças apresentadas não poderão ser repetidas em nenhuma etapa do festival.
  10. Para a força “B”: Os grupos mirins escolhem as 3 danças livremente, não podendo repetir blocos. Já os grupos juvenis e adultos da deverão sortear uma dança entre 02 escolhidas do bloco A e outras duas danças livres dos demais blocos.
  11. Os grupos mirins da força “A” deverão escolher um bloco e deste bloco colocar 2 danças para sorteio. A segunda e terceira danças serão de livre escolha entre os blocos restantes. Os grupos veteranos deverão sortear uma dança entre 02 escolhidas do bloco B e outras duas danças livres dos demais blocos. Os grupos juvenis e adultos da força “A” deverão sortear uma dança do bloco A e uma dança do Bloco B, a terceira dança é livre entre os demais blocos.
  12. O sorteio será realizado no dia da etapa anterior para a próxima etapa, sendo que as danças sorteadas não voltam ao copo até não terminar o sorteio de todas as entidades para não haver repetição de danças. O primeiro sorteio será realizado em Maravilha (onde serão danças livres por ser junto com o rodeio). As danças apresentadas não poderão ser repetidas em nenhuma etapa do festival.
  13. Fica proibido o “repasse de tablado” em qualquer horário durante a realização do evento. A entidade promotora fica responsável por publicar antecipadamente um croqui com as medidas e disposições dos palcos dos músicos e comissão avaliadora.
  14. O sorteio das danças será realizado na secretaria, antes da abertura de cada uma das etapas, pelos posteiros ou instrutores.
  • §1° a entidade que repetir alguma dança terá a nota da mesma zerada, mas computada para a média geral e, consequentemente obterá uma média geral baixa. No caso da apresentação de dança de um mesmo bloco, será descartada a nota com pior média, não podendo da mesma maneira repetir nas demais etapas do festival, ou seja, “queima” a dança.
  • §2° fica definido o tempo limite de 20 minutos para a apresentação de cada grupo de danças a partir do momento que o narrador liberar o palco para os músicos da entidade e de 25 minutos para o grupo que apresentar a dança do pau de fitas, Jardineira, Faca Maruja ou Meia Canha. Perderá um ponto na média geral o grupo que extrapolar o tempo de apresentação, seja minuto ou fração. As entidades organizadoras das etapas deverão providenciar com antecedência uma TV LCD ou Plasma que servirá para acompanhamento do cronômetro bem como pessoa responsável por operar o mesmo.
  1. No caso de empate na etapa entre dois ou mais grupos de danças, o primeiro critério de desempate será o grupo que obter maior soma das notas das planilhas válidas no quesito interpretação. O segundo quesito será harmonia.
  2. Os pontos das 5 etapas, obtidas pelos grupos de danças, serão somadas ao final para o fim de premiação geral da categoria. Cada invernada receberá ainda uma bonificação de 100 (cem) pontos pela participação em cada etapa, que serão somados aos pontos da classificação em cada uma das etapas.
  3. Será instituído um troféu de campeão geral do FRCG para a entidade que somar maior número de pontos ao final das 5 etapas. A pontuação nas etapas será assim distribuída:
Grupos de danças Concursos individuais
1° lugar 100 pontos 1° lugar 50 pontos
2° lugar 80 pontos 2° lugar 40 pontos
3° lugar 60 pontos 3° lugar 30 pontos
4° lugar 40 pontos 4° lugar 20 pontos
5° lugar 20 pontos  5° lugar  10 pontos
6° ao último inscrito 10 pontos 6°ao último inscrito 05 pontos
  1. Critérios de desempate para fins de premiação final do festival:

1º maior número de 1ºs lugares
2º maior número de 2ºs lugares
3º maior número de 3ºs lugares
4º maior número de participações no festival.

  1. As entidades com participação confirmada e inscritas neste festival estão em relação anexa a este regulamento.
  2. Para que os participantes do festival possam se manter atualizados, a comissão organizadora divulgará o regulamento deste Festival, a planilha de danças apresentadas pelos grupos, os resultados de cada etapa, bem como o resultado geral, pelo site: http://www.frcg.com.br/
  3. Ao inscrever-se no festival a entidade fica ciente e concorda com o regulamento do mesmo.

Tudo sobre o FRCG – 2018